Pegando carona no texto do Cyro sobre Cuba, decidi que essa semana seria bem interessante apresentar a vocês as preciosidades desse país. Sim, existe Cuba além do charuto!
Enquanto eu fazia a pesquisa sobre a região e comentava sobre os lugares paradisíacos que estava encontrando, uma amiga disse: “Nossa, quando eu penso em Cuba, só me vem charuto na cabeça!”. Pronto, mais um motivo que reforçou a idéia de falar sobre esse lugar.
Essa ilha é rodeada pelo maravilhoso mar do Caribe, então você já pode imaginar as belas imagens que encontrará por lá. Referência quando o assunto é educação, saneamento básico e medicina social, porém, o turismo na Cuba de Fidel Castro era praticamente ignorado. Com o colapso da União Soviética na década de 90 e o bloqueio dos 5 bilhões de dólares enviados anualmente aos cofres cubanos, Fidel se viu obrigado a abrir a ilha ao turistas - hoje a principal fonte de divisas do país. Houve então a chegada de grandes redes hoteleiras, restaurantes, casas noturnas e marinas. Mas, é com a entrada de Raúl Castro no poder que o turismo promete ganhar ainda mais força no país.
Agora vamos ao que interessa! Cuba é realmente um país paradisíaco, que carrega uma infinidades de lugares maravilhosos e que com certeza valem a pena conhecer(me bateu uma vontadinha de viajar para lá! Quem sabe é meu próximo destino!).
A República de Cuba está dividida em quatorze províncias, cada uma carregada de lugares especiais. Hoje escolhi apenas os que mais me chamaram atenção, não só pelas belas praias caribenhas, mas também pela riqueza cultural que carregam.
Havana é a capital cubana, localizada na província Ciudad de La Habana. Essa cidade traz em sua essência uma rica tradição histórica e cultural. O fato de ter poucos recursos e mesmo assim ser um lugar extremamente estiloso atrai cada vez mais turistas. Além dos excelentes serviços hoteleiros, há uma infinidade de danceterias – ótima dica para os viajantes solteiros que procuram muita diversão!
Dizem que Havana é revigorante, mas pode chegar até a ser exaustivo pelas diversidade de programas que pode-se fazer por lá. É completamente diferente de todo o resto de Cuba. A Havana Central é a parte mais povoada e aglomerada da cidade. Se a idéia é fazer umas comprinhas, a dica é passar pela rua São Rafael, que atravessa o Parque Central para o oeste. Outro ótimo passeio na região é uma visita à grande fábrica de tabaco de Partagas, maior exportadora do país, que produz cerca de duzentos rolos, o equivalente a uma média de cinco milhões de cigarros no ano.
A Velha Havana foi declarada como herança do Patrimônio da Humanindade em 1982 pela UNESCO. É bom reservar um bom tempo para não perder a oportunidade de conhecer lugares muito interessantes dessa região. Dê uma passadinha pela Praça das Armas, primeira praça pública construída na cidade. A Praça da Catedral é uma das mais bonitas do Caribe, um modelo da arquitetura barroca no país. Não perca de ver o Castelo da Força Real, um dos fortes mais velhos das Américas (lá você também pode conferir mostras de arte moderna, além da deslumbrante visão do porto). Vale a pena também conferir a enorme coleção de móveis do dos séculos XVII a XIX no Museu de Arte Colonial, palácio construído em 1720.
Depois de Havana, o lugar mais visitado em Cuba é Varadero, da província de Matanzas. São mais de 24 km de praias exuberantes, ligadas a outras atrações naturais como cavernas, ambientes virgens e águas transparentes. Além disso, é o lugar que oferece uma das melhores estrutura para receber o turista em Cuba. Marinas como Chapelin, Puertosol, Darsena de Varadero e Gaviota garantem excelentes opções para mergulhar. O bacana é que você conta com barcos apropriados, pessoal treinado, centros de mergulho, câmaras hiperbáricas e meios de transporte no caso de emergência. Só assim para voltar somente com ótimas lembranças desse lugar, né? Lá você também pode se divertir no Centro Internacional de Pára-quedismo e no Clube de Golfe.
Outro lugar muito interessante para visitar é Bauta, cidade preferida de artistas e músicos cubanos, também da província Ciudad de La Habana . Foi nessa cidade que construíram a Base de Lourdes, posto de observação soviética que espionou os EUA até 2000, ano em que o governo russo decidiu fechá-la.
Jibacoa está situada entre Varadero e Havana, rodeada por encostas e um campo paisagístico. Essa cidade é um verdadeiro tesouro de Cuba, um lugar que ainda mantém todas as suas características naturais praticamente intactas, um verdadeiro segredo guardado da província de Matanzas. As praias são estonteantes e absolutamente calmas, ideais para as famílias que querem curtir as férias com muita tranqüilidade. Muitos casais também elegem esse lugar para a lua-de-mel. Por lá é possível transformar qualquer relacionamento em uma verdadeira história de amor.
Já o distrito de Kohly é o melhor destino para pescadores amadores, mergulhadores e iatistas. Localizado no município de Praia, no lado ocidental do rio Almendares. A Marina Hemingway é passagem obrigatória para os apaixonados por atividades aquáticas.
Não deixe também de passar pelas Praias Leste de Havana. São elas Praia Bacuranao, Veneciana, Santa Maria del Mar El Megano, Boca Ciega, Guanabo, Tarara e a praia de Rincon.
Para quem aprecia caminhada, a dica é fazer a trilha Las Yagrumas, em San Antonio de Los Banos, super pertinho de Havana, apenas a 22km de distância. O percurso não é muito longo. São dois quilômetros, partindo do hotel Las Yagrumas até a caverna de Corderos. Durante a caminhada você terá contato direto com a rica fauna e flora dessa região. Uma ótima pedida é fazer um belo mergulho nas deliciosas águas do rio Ariguanabo.
Em Vedado, não deixe de visitar o Museu Napoleônico, onde encontra-se uma notável coleção das memórias de Napoleão. Além disso, é em Vedado que está enterrado Critóvão Colombo.
Eu poderia ficar aqui escrevendo por muito tempo sobre as riquezas de Cuba! É difícil eleger apenas alguns lugares em um país que carrega tanta beleza natural, uma fascinante história revolucionária e um povo que é profundamente apaixonado pelo seu país. Infelizmente só pude falar um pouquinho do que eu realmente gostaria. Eu prometo que em breve retomaremos esse assunto e garanto que vou descobrir muitos outros tesouros dessa região (espero que pessoalmente!).
Ah, para quem gostou da dica e pretende viajar para lá, prepare a documentação: passaporte válido, visto cubano e se tiver conexão nos EUA é necessário visto americano. O mesmo acontece se houver conexão no México, sendo obrigatório o visto mexicano. Ok?
Até semana que vem!
Tássia Miranda Dores
tassiamiranda@uol.com.br
Fontes de pesquisa:
http://www.ecoturnews.com.br/cubatur.htm
http://www.revistaturismo.com.br/Diariodebordo/cuba.html
http://viajeaqui.abril.com.br/vt/materias/vt_materia_274092.shtml
http://www.cubahotelbookings.com/travel-guide.asp?lID=5&pID=1
http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2008/03/12/o_turismo_na_cuba_apos_fidel_castro-426193584.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário