sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Viajar trabalhando ou trabalhar viajando?



Hoje a coluna vai ser mais como uma dica diferente de fazer turismo. Eu recebo semanalmente pelo e-mail algumas notícias sobre feiras de trabalho no exterior, o que eu acho muito bacana. Eu ainda não tive a oportunidade de fazer esse tipo de turismo, como eu sempre tive trabalho fixo, nunca pude largar tudo para me arriscar fora do país, embora a vontade seja grande. Quem sabe um dia, não é mesmo?
A dica é aproveitar esse tipo de oportunidade para conhecer diversos lugares. O mais famoso é o programa Au Pair, em que jovens brasileiros se mudam para a casa de famílias dos EUA, Europa, entre outros, para atuar como baby sitter, ou seja, a babá que cuida das crianças. Em troca, você tem casa, comida e roupa lavada – por você, é claro! – e um salário que não é lá aquelas coisas, mas com certeza é suficiente para que você possa curtir os passeios nas suas folgas.
Além do Au Pair, que é o mais conhecido, existem outros programas de trabalho em parques, hotéis, resorts, estações de esqui, etc. O dia-a-dia é cansativo e muitas vezes pessoas super especializadas se prestam a trabalhos inferiores às suas qualificações. Há quem critique essa atividade, mas cabe a cada um escolher e decidir até que ponto vale a pena participar desse tipo de programa. Eu, particularmente, acredito que é uma ótima maneira de vivenciar a realidade de outros países e inclusive crescer profissionalmente e evoluir como pessoa. Só pelo fato de viajar a um custo bem barato e ainda de quebra passar por diversas experiências em outros países já me parece satisfatório.
Tenho muitas amigas que já participaram desse tipo de programa e outras que ainda estão por lá. A grande maioria recomenda. É uma ótima oportunidade de conhecer diversos lugares da região escolhida, afinal, geralmente o programa é de 12 meses, tempo suficiente para fazer amizades, viajar e curtir muito.
Para você que gostou da idéia, existem diversas feiras e operadoras que oferecem uma gama de opções para esses programas, para que vocês escolha aquela que mais atende às suas expectativas. Vale a pena entrar no site da Central de Intercâmbio, Student Travel Bureau, Intercultural, entre outros. Lá você pode ler mais a respeito e ainda chegar datas de palestras e feiras desse segmento, que ajudam muito na hora de fechar o negócio. Fique ligado, pois as agências também disponibilizam suas agendas de palestras e apresentações gratuitas sobre esses programas em seus sites. Confira: www.ci.com.br; www.stb.com.br; www.intercultural.com.br; http://www.educationusa.org.br .

Espero que tenham gostado das dicas...Qualquer dúvida, por favor, escrevam no meu e-mail, ok?

Beijos e até a semana que vem!
Tássia Miranda Dores
tassiamiranda@uol.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

eu me chamo breno cesar da silva mendes e meu email e goleirokhan@hotmail.com eu tenho vontade de trabalhar viajando pelo brasil ou fora do brsil e gostaria de pedir dicas de qual cursos eu terei que fazer pois estou terminando o0 segundo grau e quero muito trabalhar viajando me de dicas