Gente, essa semana meu noivo foi para Recife e de repente me bateu uma vontade de conhecer esse lugar! (E hoje eu vou para lá!). Então achei super oportuno aproveitar essa coluna para já preparar o meu super roteiro express, afinal vou ficar apenas 3 dias por lá e ainda quero conhecer Olinda e Porto de Galinhas, claro! Será possível? Depois eu conto para vocês!
Recife é o destino propício para os apaixonados por calor, praia e sol. Lá a temperatura é quente o ano todo. Não importa a temporada que você irá, pois a capital pernambucana é ideal para curtir suas lindas e tentadoras praias a qualquer hora. É óbvio que se você puder ir no carnaval, melhor ainda. A festança é reconhecida e apreciada mundialmente e é a época em que se concentra o maior número de turistas, que despencam por lá em busca de muita diversão – e encontram! O grupo Galo da Madrugada é o maior chamariz, mas esse é um outro capítulo.
Falando em praia, a mais famosa é a Praia da Boa Viagem, que caiu no gosto dos turistas pela beleza de sua barreira de recifes naturais que cercam os seus 7 km de extensão de areia fina e águas mornas. Quando a maré está baixa, diversas piscinas naturais se transformam e garantem a diversão de todos que visitam esse paraíso. Cuidado com tubarões na maré alta, a dica é ficar bem antes da barreira de recifes para evitar qualquer “mordidinha”, já que a região tem alto índice de ataques dos bichanos.
Os apaixonados por mergulho podem se jogar no Areial São Martim, Pirapama, Vapor 48, Alfama de Lisboa, entre outros. Nesses lugares você pode visitar vapor de rodas, aviões e barcos naufragados em diversas profundidades. Mas não é só de praia que vive Recife. Atravessada pelos rios Beberibe e Capiberibe, também é conhecida como a “Veneza do Brasil”. O apelido se deu porque lá existem edifícios coloniais e becos tradicionais, além dos seus canais e pontes tão característicos.
O “Recife Antigo” é a essência da cidade. Foi a partir de lá que a região se desenvolveu e se transformou no que é hoje. Destaque para as construções centenárias que carregam em si um incrível valor arquitetônico. É nesse lugar que estão o marco zero e o Porto de Recife. Além das diversas igrejas e santuários é possível aproveitar uma tarde cultural na Casa da Cultura, Museu do Homem do Nordeste, Museu do Estado, Museu do Trem e o famoso Forte do Brum – um dos mais importantes fortes de Recife de antigamente é hoje um museu militar, que exibe desde armas antigas e modernas até o esqueleto de um soldado da época da invasão holandesa. Outra ótima pedida é o Pátio de S. Pedro, um casario colonial dos séculos 18 e 19 em volta da catedral de S. Pedro dos Clérigos. Lá está também a Casa do Carnaval, com estandartes e fantasias dos blocos e clubes, como o Elefante e o Pitombeira.
E já que você está em Recife, é praticamente uma obrigação visitar Olinda, afinal são só 7 km de distância da capital pernambucana. Palco das animadas agitações carnavalescas, as famosas ladeiras carregam em sua essência um rico patrimônio histórico em suas casas coloridas e mirantes, que nos remetem ao Brasil colonial. Igreja é o que não falta. São 20 construções barrocas que ficam no topo de colinas. Se estiver com tempo, visite as fábricas dos bonecões que desfilam ao ritmo do Frevo no tradicional e animado carnaval de Olinda. As belas praias também merecem fazer parte do roteiro. Apesar de serem impróprias para mergulho, são lindas e podem servir de cenário para um romântico passeio noturno.
Ah! Vale a pena também fazer uma pequena viagem de 26km até Maria Farinha, onde está o Veneza Water Park, um parque aquático que oferece uma ótima opção de lazer para os dias de calor, com suas piscinas de ondas, rios artificiais e toboáguas.
Outro lugar imperdível é Porto de Galinhas, sinônimo de praias estonteantes e riqueza natural incomparável. São muitas e muitas piscinas de águas claras e mornas, formadas entre corais, mangues, coqueirais, estuários e uma deliciosa areia branca. Qualquer uma das praias é belíssima, pode escolher entre a Camboa, Muro Alto, Cupe, Borete, Camarões, Maracaípe, Enseadinha e Serrambi, que são as principais e mais visitadas na região. Porto de Galinhas está localizada em Ipojuca, a apenas 70km de Recife. Todo mundo diz que a viagem vale a pena. E você acha que eu vou perder?
Queridos, vou ficando por aqui e prometo que vou contar a vocês como foi essa viagem relâmpago, mas que, com certeza, vai ser incrível!
Beijos e até semana que vem!
Tássia Miranda Dores
tassiamiranda@uol.com.br
Fontes de Pesquisa:
http://www.recifeguide.com/brasil/
http://www.brasilcontact.com/destinies/pernambuco/br_recife.html
http://www.stw.tur.br/destinos-turisticos/pontos_turisticos/pontos_turisticos_olinda_PE.htm
http://www.tudoturismo.com.br/local.asp?cod=16&secao=sobre&t=Porto-de-Galinhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário