sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mi Buenos Aires, querido....



Ultimamente tenho pensado muito em lua-de-mel. Isso porque alguns amigos estão casando e o meu se aproxima cada dia mais. Meus amigos Gisele e o Kadu, farão a lua-de-mel em Buenos Aires. Apesar de ser um lugar muito visitado pelos brasileiros, acho que essa cidade deve ser simplesmente maravilhosa, levando em consideração a riqueza arquitetônica, cultural e claro, todo o charme do tango.
Pensando nesse casal de amigos, a dica dessa semana é uma viagem bem romântica para Buenos Aires. Gisele e Kadu, aproveitem!
Na metrópole Argentina não faltam atrativos para o turismo. São diversos monumentos, igrejas, museus, galerias de arte e teatros; praças, parques e jardins; modernos centros comerciais e feiras de antiguidades; hotéis simples e de primeira categoria, restaurantes típicos e de cozinha internacional, entre tantas outras opções.
É claro que a Casa Rosada – sede da Presidência da República – é o primeiro ponto turístico que vem à cabeça. Também pudera. Quantas vezes assistimos pela televisão os panelaços e a revolta dos argentinos em frente à casa. No interior do edifício há vários pontos de interesse, mas nós mortais só podemos visitar o museu – o que já vale a pena. A Casa Rosada fica na região central de Buenos Aires e ao redor da Plaza de Mayo, símbolo das manifestações históricas do povo argentino. O edifício Cabildo também fica próximo e ainda respira história. O prédio foi o epicentro da Revolução de Maio de 1810, data da independência argentina. Vale a pena visitar o museu e fazer uma deliciosa refeição no restaurante interno do Cabildo. Ainda na região central, não deixe de passar pela Catedral Metropolitana, Avenida de Mayo, Palacio Barolo e Manzana de las Luces. Passagem obrigatória pela Calle Florida, rua de pedestres que oferece uma gama de artigos em couro e peles. Para as compras, a dica é o Galerías Pacífico, shopping mais badalado da região. As paredes e cúpulas foram pintadas pelos mais importantes artistas argentinos. Vá com o bolso preparado, entre as lojas, você encontra nomes como Cacharel ou Yves Saint Laurent. Mas se quiser economizar, ande pelo trecho da avenida Corrientes que vai de Callao até Pueyrredón. Lá você pode comprar roupas, calçados e acessórios a preços inigualáveis.
Se quiser conhecer um dos melhores teatros de música lírica do mundo, vá até o Teatro Colón e faça uma visita guiada. A Avenida 9 de Julio, a Avenida Corrientes e o Obelisco, no cruzamento de ambas, representam o cartão-postal clássico do centro portenho. Não deixe de fazer uma caminhada por essa região.
A Recoleta é o bairro mais parisiense de Buenos Aires, reduto da antiga aristocracia portenha. Não deixe de passar pelo Cemitério da Recoleta. Suas tumbas guardam os restos de famílias tradicionais argentinas, além de grandes personagens históricos como Evita. Outros lugares imperdíveis nesse bairro: Plaza Francia, Basílica Nuestra Señora del Pilar, Av. Alvear e Av. Quintana, Parque Thays e Floralis Genérica.
Palermos é o maior bairro de Buenos Aires. É imperdível o passeio de pedalinhos e caiaques para lagos que ladeiam as avenidas. O Rosedal é um belo jardim com várias espécies de rosas, localizado no coração do parque, entre os lagos – ideal para os casais apaixonados, viu, Gi?. Não deixe de conferir o Museu Evita, instalado num antigo casarão e exibe fotos, documentos, cartas, vestidos, jóias, revistas e brinquedos que testemunharam a vida e obra de Eva Perón. Vale a pena dar uma passadinha por Palermo Soho e Palermo Hollywood.
Se quer assistir aos melhores shows de tango, dirija-se a San Telmo. Esse bairro se destaca por suas ruas de paralelepípedos e casas coloniais. É sede de importantes antiqüários, galerias de arte e das principais casas de tango da cidade. Aos domingos, a Plaza Dorrego cede lugar à mais famosa feira de antigüidades, a Feria de San Telmo, que reúne desde simples bijouterias e roupas de época até gramofones, relógios e telefones antigos. Caminito é uma rua-museu tão tradicional quanto imperdível, que fascina pela magia das cores e do tango. Não perca as pinturas dos artistas que retratam o cotidiano do bairro.
E como eu sei que o casal que me inspirou a falar de Buenos Aires é apaixonado por futebol, não poderia deixar de citar o Estádio Boca Juniors. O "La Bombonera" é um ícone do bairro, de Buenos Aires e da Argentina. Existe uma visita guiada que assa pelo museu do clube, os vestuários, a arquibancada preferencial e inclusive entrar em campo.
Em Puerto Madero – mais novo bairro da cidade – há uma ótima seleção de restaurantes em um ambiente mais do que agradável, com vista aos diques do Río de la Plata. Se a jogatina agrada, vá ao Casino Flotante Puerto Madero, belo barco antigo ancorado em Puerto Madero.
Belgrano é Um dos mais charmosos bairros de Buenos Aires. De dia, é um bairro residencial tranqüilo, com suas ruas e boulevares arborizados. À noite, é um dos lugares mais freqüentados da cidade. Não deixe de visitar El Solar de la Abadía, Plaza Manuel Belgrano, Iglesia de la Inmaculada Concepción e Belgrano R.
Só nesse resuminho vocês já perceberam o quanto Buenos Aires é fascinante, não é? Imagine, então, se você estiver na lua-de-mel, junto com seu amor, no ápice da paixão? Fala sério, é perfeito. O melhor é que para viajar para Buenos Aires você só precisa levar o seu RG e tem diversas promoções tentadoras de operadoras de turismo. Agora é só treinar o tango e se jogar, hein, Gi?
Beijos, queridos... e até a semana que vem!

Tássia Miranda
tassiamiranda@uol.com.br

Nenhum comentário: